7 de fevereiro de 2006

bbc O Petróleo e o seu fim. Um documentário, de 2004, que a meu ver traduz muito bem um problema grave para a América, o maior consumidor de petróleo do mundo. A crise da dependência de petróleo será (ou está a ser?) mundial, mas os americanos em particular têm um problema maior: o seu modo de vida, algo que nós não temos a consciência do que é, ou pelo menos da importância do petróleo nele, porque vivemos do lado de cá do Atlântico. Além disso, a curiosa explicação da teoria do pico de produção, assim como a revelação do pouco esforço que está a ser feito na procura dos substitutos do petróleo, ou na minimização do seu consumo até os substitutos aparecerem.

7 de fevereiro de 2006

2 pensamentos em “End of Suburbia

  1. Parece-me um pouco tendencioso o documentário que falas. Saquei-o do site e estive a ver o mesmo… E achei-o um pouco tendencioso e alarmista demais.
    Mas pode ser por falta de informação.

  2. Tendencioso em que sentido?
    E quanto ao alarmista, eu acho é que nós estamos, neste momento “anestesiados”. Deveríamos estar muito mais alarmados e, sobretudo, preocupados. Por exemplo, de há 3 anos para cá, o petróleo quase que triplicou, e ainda não voltou a níveis minimamente satisfatórios. Muitos dizem que é consequência de especulação, quando há furacões, problemas na Nigéria, ou no Médio Oriente, mas de facto, o preço não tem descido significativamente. Por outro lado, o custo de vida ainda não triplicou… será que vai acontecer? Sim. Já está a acontecer, empresas a irem para fora, etc. Mas ainda não chegou o fulcral: quando a energia efectivamente subir muito. E para isso vai contribuir a subida vertiginosa da procura de países como a China que é inevitável.

Os comentários estão fechados.

"