1 de março de 2008

Há uns tempos, na Boston Public Library, deparei-me com um mapa da cidade de Nova Amesterdão, datado de 1672, da autoria do francês Gérard Jollain. Nova Amesterdão era o nome dado pelos holandeses à cidade que no futuro se iria chamar Nova Iorque. O mapa era este:

A imagem, logo à partida, não só não me fez lembrar Manhattan, que é uma ilha, como me pareceu estranhamente similar à nossa própria cidade de Lisboa (pré-1755). Ao que parece, o autor da imagem não só deliberadamente falsificou o nome da cidade, que em 1664 tinha já sido tomada pelos britânicos e subsequentemente denominada Nova Iorque, como inventou uma cidade completamente fictícia, com base na seguinte imagem de Lisboa, datada de 1617:

A Sé passou a ser a Maison de Ville, o Terreiro do Paço o Almirantado, o Tejo o Mar do Norte, o Castelo de S. Jorge o Chateau de Nassau e por aí em diante. Até incluiu um pequeno mapa com as redondezas da então Nova Holanda e o Quebéc pode ser visto no canto superior direito.

Para explorar melhor os mapas, sugiro o muito bom site de mapas da Boston Public Library, encontrando-se cada um deles, respectivamente aqui e aqui.

Descobri ainda, quando escrevia este post, que só existiram meia dúzia de cópias deste mapa e, há pouco tempo, não sei ao certo precisar quando, estava catalogado e avaliado por um antiquário de Nova Iorque pela módica quantia de quarenta e dois mil dólares.

1 de março de 2008

2 pensamentos em “Nova Amesterdão

  1. Phil says:

    Damn!! Que chatice não haver ASAE naquele tempo…

Os comentários estão fechados.

"