November 9, 2003

Sorry, this entry is only available in Português.

November 9, 2003

5 thoughts on “(Português) teoria

  1. Ghostboy says:

    O processo de criação pode ser belo, mas do “recriar” de hoje em dia já não se pode dizer o mesmo…

  2. antonio says:

    Eu acredito em deus mas tenho cada vez menos confiança nos homens…
    Se o que a natureza produz é belo pelo simples milagre da sua exitencia (com o qual tb concordo) a acção do homem transforma-a introduz a sua marca tantas vezes demasiado avassaladora que me faz perguntar se ainda existe o Belo no seu estado mais puro….

  3. Eu penso que quando se chega ao homem, tudo é mais complicado, porque, por um lado, há destruição causada pela nossa intervenção, mas, pelo outro, pode – e há, a meu ver – em certos casos a criação. Criação da novidade, criação de complexidade, criação efectiva de beleza. Eu acho que sim. Que o Belo existe. Agora, o que é o Belo no estado mais puro? Será que é o imaculado? Se definirmos assim, sim, desapareceu, ou está a desaparecer.
    Porém, para mim, o Belo no estado puro não implica a não-intervenção do Homem. E por isso, a meu ver, ainda há o Belo no estado puro. Arrisco mesmo a dizer: Belo que não existiria se o Homem não estivesse por cá….

  4. Ghostboy says:

    Se considerarmos a inexistência de um valor para as coisas devido à ausência do Homem, diria que sim, não haveria o Belo…e talvez nem se consiga perceber o seu estado puro, era preciso testemunhar o princípio…quem for mais velho que o Criador que levante o braço 🙂
    E o que queria dizer, o Sr. António de cima exemplificou por mim.

Comments are closed.

"