February 25, 2008

Sorry, this entry is only available in Português.

February 25, 2008

One thought on “(Português) Mundo fora, no interior do Brazil

  1. cicardia says:

    Concordo com muito do que é dito no texto. Fala-se aqui em estupidificar as pessoas, em entupi-las com entertainment e manter as suas mentes tao imersas neste frenesim de luzinhas e neons de publicidades luminosas que qualquer visão além estará desfocada, capaz de ver e compreender. Existe um sentimento geral de que as coisas não estão bem, mas calma, agora tenho de ver a novela.
    Só acho lamentável, nós, os ocidentais, os “cultos”, os do velho continente, não percebermos que essa manipulação do povo brasileiro é basicamente a mesma que temos em Portugal, em Espanha, etc. (ja agora, um pequeno bon bon, http://www.youtube.com/watch?v=PLxnjov3Gg8&feature=related a proposito do tema o ocidental vai a X e ve algo que considera chocante)
    Não me agrada essa legitimidade do “nós é que estamos certos” (peço desculpa se exagero mas é a sensação com que fico). O ocidente e tudo o que o representa está profundamente corrompido, a própria democracia que tentamos impingir nos outros povos, sejam eles governados por ditadores ou não, também ela é uma enorme falácia. Os media já foram comprados há muito. Como pode existir democracia com exemplos como o magnata Australiano, agora Norte Americano, Rupert Murdoch e o seu império da Fox?
    Quem são os Europeus de hoje que nem alerta estão para acontecimentos como a constituição europeia e para o seu impacto directo nas nossas vidas. Eu falo por mim, tenho 21 anos e sinceramente vejo a constituição europeia como uma enorme falácia e com aspirações a super estado europeu. (aproveitando a deixa: http://resistir.info/europa/constit_anexos_port.html vejam, comprovem, tirem as vossas proprias conclusões).
    Todos temos a nossa luta e sinceramente vejo os Europeus como gente que nem sequer percebem onde estão metidos, acham que mais ou menos vamos lambendo as botas aos estados unidos, ou acreditam numa europa unida forte e independente que faça frente ao dolar. A verdade é que vejo o que se passa nos USA e acho que está a um pequeno passo de acontecer cá também. Terrorismo policial, manipulação dos votos, medos dos governos em fazerem-se referendos, estados opressores e cada vez com mais poderes para controlar e vigiar os individuos. Em nome da defesa nacional? ja sem querer entrar muito em teorias da conspiração, temos o caso do 11 de Setembro que sinceramente fantochada pegada, controlo das massas e legitimante para os patriotic acts I, II e III… deixem-me rir, guerras ilegais (se é que alguma é legal). Seguem-se os atentados em Madrid, seguem-se os atentados em Londres, agora de repente a policia conseguiu interceptar uma bomba que nem sequer ainda tinha sido feita pelos paquis no Raval em Barcelona. Os presos do 4 de fevereiro , também em Barcelona, a quem nem sequer os direitos de preso foram dados. Isto é o que? falam no terrorismo? usam-no como pretexto para a cada dia nos encarcerarem mais. É bom que nos preocupemos com o mundo mas vejam bem o que se passa na nossa propria zona de intervençao.
    Não sou particular defensor da democracia mas assumindo que é a melhor forma de viver em comunidade, ao menos esforço por jornalismo decente, por informar o publico. Há muita crítica a ser feita já aqui na Europa, quer seja em lisboa, porto, paris… A recente historia dos professores manifestarem-se nos aliados no porto e os oradores serem identificados pela policia nao vos preocupa? eu nao me importo que os brasileiros nao saibam que nos os portugueses fomos uns ladroes e que fomos para la roubar o que de melhor havia… sinceramente nao me importo. nao quero tornar isto num ataque mas a verdade é que vejo toda a minha geração profundamente desatenta, enrolada em alcool, tabaco, estupefacientes, ideias ridiculos e aliados a PNRs ou Frentes Nacionais. Divertindo-se, saindo aos sabados à noite, à procura de diversao, de prazeres, festejando a Babilonia pura em que vivemos à custa do terceiro mundo. Inconsciencia pura. Nunca defendi os USA mas custa-me ouvir as respostas faceis de colegas, pseudo-amigos ou simples opinadores em como “eles” sao os culpados, ou, “isto é uma merda de país”. Derrotismo puro do inicio ao fim. Alguns como eu procuram respostas indo para outros sítios, e talvez como o autor do blog que de mom. nao me recordo do nome, outros tomam posições de acção directa, de intervenção, activismo político, outro, temo que a maioria, esvaziam os seus bolsos em futilidades, deixam que os seus direitos lhes sejam roubados e ainda sorriem ao levarem com falacias e logicas basicas.
    o próprio 25 de abril? começo a pensar que esta historia de revolução pacifica, esta historia de trocar um kingpin e colocar um cartel no poder com o mesmo poder mas aplicado de forma mais subversiva é o que se tem passado pelo mundo fora. formas de ditadura, opressao, manipulação fascistas mas encobertas.
    lembro-me que sim, havia um termo em sociologia para essa historia do ocidental olhar para tudo o resto mas assumindo que o seu modelo era o melhor ou pelo menos o mais correcto. pena nao ter anotado isso nos velhos tempos da antonio arroio. mas é um problema quando um jovem, até no proprio ensino nao pode confiar ou nao pode ter em alta consideração. sempre acolhi mas filtrei muito e via um pouco a escola como um certo cheirinho do que ia ser a vida. Engole a matéria, nao faças muitas perguntas, nao va o professor nao saber responder e criar uma situação constrangedora, ou nao va ele dizer algo k saibas nao estar correcto e suscitar debate… um professor a ser corrigido por um aluno, pode ser mau. e o pior de tudo a treta de coisas ensinadas na escola, de que forma pode o auto da barca do inferno ajudar os jovens portugueses de hoje, de que forma podem as cantigas de amigo e de amor ajudar-nos a ser melhores pessoas, cidadãos? nao me admira haver tanto desinteresse.
    eu posso soar meio na ofensiva aqui, nao se deixem enganar, sou humilde, quero que me estimulem, espero ter-vos estimulado a voces.

Comments are closed.

"