20 de dezembro de 2003

Para acabar de vez com as torres.
Em Nova Iorque, apesar de o projecto seleccionado ter sido revelado já há algum tempo, fez-se ontem a mostra da torre principal do complexo, a torre da Liberdade. Vai ter mais de 500 metros de altura, o edifício mais alto do mundo – são mais de 100 metros acima do nível dos já por si gigantescos edifícios do WTC (ou seja, tanto como as torres de Alcântara – imaginem, uma torre das do Siza em cima de quatro torres do Siza já empilhadas – não conseguem). Ainda bem para eles. Ainda bem para mim, que assim tenho mais um motivo para voltar àquela cidade. O início da construção está previsto para meados de 2004 (lembrem-se que as obras que eram para estar prontas para o Porto 2001 ainda não estão totalmente acabadas)
Poderão achar que o que vou dizer é mentira, mas foi com esta genuína impressão com que eu fiquei depois de lá ter estado. Os americanos, em particular os nova-iorquinos, não vão construir o maior edifício da Terra para mostrarem ao mundo que são os melhores e mais poderosos. Eles vão construir o maior edifício do mundo, para mostrar a eles próprios que são capazes. Eu estou convencido disso.

20 de dezembro de 2003

5 pensamentos em “para acabar

  1. Mc says:

    o melhor forum de arranha-céus e urbanismo de toda a web, inclusive com sub-forum português na secção euroscrapers. Muitas fotos, textos, imagens, etc
    http://www.skyscrapercity.com
    outro forum semelhante, mas sem secção portuguesa:
    http://www.skyscraperpage.com

  2. Tiago Teles says:

    sábado, 13 de dezembro de 2003
    “Para finalizar sobre este assunto das torres…”
    sábado, 20 de dezembro de 2003
    “Para acabar de vez com as torres…”
    A tua discussão sobre as torres é extremamente interessante. É sempre bom ouvir a tua opinião sobre o tema. Pena é que o teu blog se transforme num forum mais do que um blog. Mas enfim…

  3. Ricardo Ramalho says:

    Não acho que seja mau…. Quer dizer que tem audiencia… E que se discutem assuntos que até podem interessar a alguém.
    Quanto às torres. Era possível. Acho que o projecto do outro lado do rio (Torre Biónica ?? Era isso? Corrijam-me se estiver errado pf) seria interessante do ponto de vista de requalificação. Mas não quero estar aqui a bater no ceguinho e a lamentar-me de ser Português. Quanto a isso já tinha comentado anteriormente…
    Mas não me choca ausencia de construção em altura… Há-de acontecer, mais cedo ou mais tarde. Se calhar há coisas mais importantes… Ou não!…
    Ricardo

  4. Paulo says:

    Mais uma prova do tabu com as torres em Lisboa, desta vez numa zona ideal para alguma construção em altura. o arquitecto Graça Dias fala muito nisso. Falo do Edifício “Compave”, chumbado em 2001, do arquitecto Ricardo Bofill, 105m para a Avenida Fontes Pereira de Melo, bem perto do hotel sheraton.
    site: http://www.bofill.com/change/website-ingles/index2.htm
    imagens:
    http://www.bofill.com/change/proyectos/compave/compave03.jpg
    planta http://www.bofill.com/change/proyectos/compave/compave02.jpg

  5. Pois, já tinha ouvido falar….
    É pena…
    Who’s next?!

Os comentários estão fechados.

"