17 de dezembro de 2009

Mais um exemplo de uma notícia mal dada. Quem lê o título “Temperatura em Portugal está a aumentar mais do que no resto do mundo” fica, e com razão, a julgar que o aumento de temperatura em Portugal é maior do que em qualquer outra parte do mundo. Com razão, porque é o que lá está escrito.

No entanto, no corpo da notícia o que se lê é:

“Verifica-se um aumento da temperatura média de 0,33 graus à década, um ritmo de crescimento superior ao que se verifica fora de Portugal, em termos mundiais. A temperatura de 2009 ficou muito acima dos valores médios, quase um grau”, afirmou Adérito Serrão, presidente do Instituto de Meteorologia, em entrevista à Lusa.
Comparativamente às temperaturas no resto do mundo, Portugal ficou este ano entre 0,55 e 0,33 graus acima dos valores médios.

Ah, então o que acontece é que Portugal tem um aumento médio de temperatura superior à média mundial do aumento de temperatura. É verdade, talvez pudesse ser o valor mais afastado da média e portanto o título estaria certo. Embora não tenha dados para dizer com toda a certeza, é muito pouco provável. Mas nada no artigo diz algo que possa suportar o que está no título.

17 de dezembro de 2009

"